AEB promove palestra com Dr. Carvalhosa

AEB promove palestra com Dr. Carvalhosa
18/08/2015 zweiarts

Aconteceu na última sexta (14/8), no auditório João Calvino da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Conferência sobre a Lei Anticorrupção e a Conjuntura Política Brasileira, ministrada pelo professor Dr. Modesto Carvalhosa.

A iniciativa foi organizada pela universidade com o apoio da Associação Evangélica Beneficente, do qual o conferencista faz parte de seu conselho de honra.

Modesto Carvalhosa, que é referência em assuntos como direito empresarial, direito econômico e mercado de capitais, lançou neste ano o livro “Considerações sobre a Lei Anticorrupção das Pessoas Jurídicas”, em que comenta sobre a lei 12.846/2013. O professor também organizou o “Livro Negro da Corrupção”, que rendeu um prêmio Jabuti em 1995 como Literatura Jornalística.

Na conferência, o professor comentou sobre o cenário político e econômico atual e sobre a dissolução da corrupção através de relações intimas entre o poder público e empreiteiras. “O governo é o ‘queijo’ e as grandes empreiteiras são os ‘ratos’, ou seja, os ratos em busca de comer o queijo, mesmo que tenham dispositivos como as chamadas ‘ratoeiras’ (Lei anticorrupção e lei Improbidade Administrativa entre outras), que tentam coibir a ação dos ratos que dominam o Estado”, explica Dr. Carvalhosa.

Para a aluna de Direito da UNIESP Andréia da Silva Saes, que estava presente no evento, não é possível falar sobre a lei “sem antes explicar qual a definição do conceito de corrupção”, que segundo o Dicionário Técnico Jurídico-Delcleciano Torrierri Guimarães é o ato de corromper, de perversão de costumes, de crimes que consistem em solicitar, aceitar ou oferecer vantagens financeiras indevidas, relatou Andreia.

Com cerca de 70 pessoas presentes, na manhã desta sexta-feira, a conferência reuniu membros do conselho e presidência da AEB, parceiros, advogados e alunos de Direito da Universidade Mackenzie.