Minha história com AEB: Anna Cacácio

Minha história com AEB: Anna Cacácio
10/09/2015 zweiarts

Por Kelly Fernandes e Viviane Melo*

 

Quem já visitou a Casa de Repouso Otoniel Mota (CECOM), sabe muito bem quem é essa charmosa senhora. Anna Maria Luiza Cacácio, de 98 anos, é residente da Casa desde 28/09/1989.

Desde que chegou à instituição, apresentou-se participativa nas atividades propostas, preocupando-se sempre com os funcionários e seus colegas de casa. É uma pessoa carismática e mesmo com dificuldade na fala gosta de cumprimentar a todos e ser cumprimentada.  É bastante receptiva com os visitantes. Por outro lado, é muito exigente, as coisas precisam acontecer do seu jeito e no seu momento.

O CECOM incentiva a atualização dos idosos quanto aos acontecimentos no país e no mundo, com isso, uma das atividades que realizam em ano eleitoral é a eleição interna da casa. E com seu espírito de liderança, Anna Cacácio conquista a todos com sua proposta de governo, onde conquistou 70% dos votos na ultima eleição com promessas aos jovens do projeto CEDESP de oferecer Mc Donald’s no almoço, aumento de salários para funcionários e para os idosos residentes da casa, mais passeios.

 

Na tradicional Festa da Fogueira, realizada anualmente, é esperada a apresentação da quadrilha dos idosos, onde todos aguardam o grande momento: o casamento. Há pelo menos 10 anos, Anna Cacácio é a noiva e faz questão de estar bem arrumada com seu vestido branco, véu e buquê, além disso, a mesma escolhe seu noivo, pois, segundo ela, ele precisa ser bonito e não pode ser idoso!

Para ela, todos os idosos e funcionários são como sua família. “Aqui é a minha casa, fui muito bem acolhida quando cheguei e fiz muitos amigos”, completa a Sra. Cacácio.

*Kelly Fernandes e Viviane Melo são funcionárias da Casa de Repouso Otoniel Mota.