A Casa de Convivência Porto Seguro – projeto da Associação Evangélica Beneficente (AEB) – realiza o atendimento a pessoas em situação de rua suprindo serviços essenciais a esta população, como alimentação e espaço para higiene diariamente.
Porém, além destes serviços necessários à dignidade humana, a casa oferece oficinas de criatividade e cursos de alfabetização de adultos adaptados às pessoas que utilizam as ruas como lugar de sobrevivência.
Em meio ao concreto e ao esquecimento social, brota-se uma horta comunitária dentro dos muros da Casa Porto Seguro. Dela, colhe-se o alimento oferecido no almoço da casa aos conviventes, mas mais do que isso, ela transforma o local como referência educacional para inserção social.
Segundo o coordenador do projeto Dinei Spadoni, a horta tem uma função socializadora e pedagógica. “O seu uso estava direcionado ao abastecimento, no entanto, eu pensei em promover o cultivo das hortaliças e outras culturas de forma educacional, aproveitando a aceitação que conviventes apresentam frente às atividades da Casa”, explica Dinei.
Para dar continuidade ao projeto, a horta comunitária da Casa de Convivência Porto Seguro necessita de materiais essenciais, assim com:
– Baldes
– Canos de PVC de 100 (Geralmente usados para encanamento de esgoto)
– Terra
– Caixa d’água para a cacimba
– Composto orgânico
– Estante
– Esterco de cavalo
– Ferramentas
– Madeira
– Mudas
– Plaquinhas identificadoras
– Quadro de avisos
– Regador
– Serragem
Entre em contato com o Coordenador da Casa Porto seguro Dinei Spadoni para mais informações: (11) 3326-6640 / [email protected]