AEB lança a construção da Política de Proteção à Criança e ao Adolescente

AEB lança a construção da Política de Proteção à Criança e ao Adolescente
07/11/2014 zweiarts

O Fórum de Política de Proteção à Criança e ao Adolescente aconteceu na sexta-feira passada (25/4) na Câmara Municipal de São Paulo marcando o lançamento oficial da Política de Proteção Infanto-Juvenil da Associação Evangélica Beneficente (AEB).

A política é resultado da construção colaborativa pela equipe de lideranças e coordenadores da AEB que ocorre desde 2013 com o apoio da  organização alemã Kindernothilfe (KNH), que promove a dignidade de crianças e adolescentes em um mundo seguro.  Em novembro de 2014, a KNH convidou novamente as organizações parceiras para uma formação de três dias em Belo Horizonte – MG sobre a constituição de uma política protetiva de crianças e adolescentes.

De Belo Horizonte, as organizações saíram com o compromisso de implantar esta política em suas organizações. O gerente de programas da AEB Mauro Di Domenico Leite, que participou da formação, explica que o passo seguinte foi apresentar a metodologia aos diretores e coordenadores pedagógicos das creches. “A construção desta política de proteção infanto-juvenil (PPIJ) conta com a colaboração de todos os funcionários da AEB por ser um processo horizontal e participativo”, esclarece Mauro.

Venise Santana, diretora do CEI Belém, destaca a importância da PPIJ para as creches da AEB: “será uma ferramenta para mediar conflitos entre todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas a verdadeira importância é que aprenderemos a valorizar um ao outro, identificando as necessidades reais e a maneira de como encaminhá-las adequadamente”.

A ideia de se criar e implementar uma PPIJ na AEB se dá através da necessidade de haver uma ferramenta que oriente  seguramente o trabalho dos funcionários e que proteja as crianças e adolescentes dentro dos projetos da entidade. “Sem esta política na AEB, nós ficávamos sem direção e essa construção nos traz um norte; a expectativa é que consigamos alinhar a forma de atuar dentro das unidades da instituição”, explana Maria Eunice Suckow Barros, diretora do CEI Vila Nova Cachoeirinha.

Para celebrar e ampliar esta construção, a AEB articulou-se com a Vereadora Patrícia Bezerra (PSDB-SP) e com o Deputado Estadual Carlos Alberto Bezerra (PSDB-SP), ambos com trajetórias de defesa de direitos de crianças e adolescentes, para transmitirem seus conhecimentos durante a realização do Fórum de Política de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Segundo Patrícia Bezerra, o fórum teve por objetivo sensibilizar diretores, coordenadores pedagógicos e professores a fim de tornar a escola um ambiente seguro e mais afetivo. “Em época em que tudo é bullying e exploração sexual, as pessoas perdem a liberdade de expressar afeto para com o educando”, afirma a Vereadora Patrícia.

Durante o evento, o Deputado Estadual Bezerra apresentou o seu plano de sete passos de combate à exploração infantil. De acordo com Rodolfo Faria,  coordenador pedagógico do Centro para Juventude Henrique Guedes, a palestra de Carlos Bezerra os despertou do sono da indiferença humana. “Nós educadores(as) vislumbramos uma parte do nosso universo educacional que nos incomoda e que nos ronda silenciosamente, entretanto, pouco conhecido e quase nunca divulgado. Na minha função e a partir da minha experiência na educação e assistência social, acredito que só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim”, comenta Rodolfo Faria. A cartilha digital está disponível aqui.

Como iniciativa dos Bezerras, o processo da PPIJ foi articulado também com a Fundação Comunidade da Graça – organização cristã de promoção social – que contribuiu com a sua longa caminhada durante o evento na Câmara Municipal.

A proposta é que dessa construção saia uma cartilha específica com as diretrizes da PPIJ e que o Fórum de Política de Proteção à Criança e ao Adolescente se torne permanente, acontecendo duas vezes ao ano.

Para mais informações, entre em contato com Mauro Di Domenico Leite através do telefone (11) 2619-5400.