II Fórum de Proteção à Criança e ao Adolescente

II Fórum de Proteção à Criança e ao Adolescente
05/12/2014 zweiarts

A segunda edição do Fórum de Proteção à Criança e ao Adolescente aconteceu na última segunda-feira (4/8), na Câmara Municipal de São Paulo, e contou com a presença dos funcionários dos Centros de Educação Infantil da AEB (CEI Vila Nova Cachoeirinha, CEI Monte Azul, CEI Belém, CEI Liberdade, CEI Vila Leopoldina, CEI Vila Gustavo) e da Fundação Comunidade da Graça.

Liderando o debate, a Vereadora Patrícia Bezerra (PSDB-SP) convidou à mesa o Gestor de Projetos da AEB Mauro Di Domenico, o Deputado Estadual Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB-SP), a representante do Programa Comunitário da Reconciliação, Fernanda Santana, e da Casa Filadélfia (CAF) Selma Munhoz. Além disso, dois funcionários de cada organização foram convidados para se juntarem aos debatedores.

Antes de começar a apresentação, a vereadora Patrícia Bezerra nos falou sobre as diferenças do primeiro fórum para o segundo: “No fórum anterior nós demos início a um processo de humanização da educação por conta da falta de afetividade que hoje existe, em decorrência de conflitos da nossa sociedade como abuso sexual e exploração sexual infantil. O educador acaba ficando com receio de se vincular com o aluno, e em virtude dessa temática nós começamos a tratar isso no fórum anterior, a proposta agora é apresentar um plano de trabalho em cima da humanização”, afirmou a vereadora.

A primeira fala do evento foi de Mauro, que apresentou sobre o tratamento dado às crianças no decorrer da história, e em seguida Selma compartilhou a sua experiência com a criação da política institucional de proteção integral de crianças e adolescentes em sua entidade, a CAF. Já Fernanda aproveitou a oportunidade para dividir suas aflições que a levou a construir a mesma política em sua organização. Foram relatos tristes de uma realidade invisível para muitas pessoas, mas urgente a todos.