CJ apresenta Mostra de Cinema e DH

CJ apresenta Mostra de Cinema e DH
29/03/2015 zweiarts

Anualmente, a Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul acontece em todas as capitais do Brasil, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura.

Este ano, instituições puderam se cadastrar para se tornarem gratuitamente um ponto de exibição da 9ª Mostra, através do projeto Democratizando.

Para abranger discussões sobre Direitos Humanos no convívio dos jovens, os projetos da AEB Centro para Juventude Henrique Guedes e Vidas em Jogo foram escolhidos para exibir seis filmes da Mostra, nos dias 25 e 27 de março.

Os próprios alunos do CJ Henrique Guedes ficaram responsáveis pelo evento. Dinorah de Oliveira Batista, Emanuel de Oliveira Chaves e Caio Rogério Brito de Oliveira foram escolhidos para divulgar e organizar a Mostra.

Para Dinorah, a Mostra e o debate contribuíram para entender a realidade dos outros e nos colocarmos no lugar do próximo. “Foi bem interessante, porque nós mesmos não sabemos lidar com esse tipo de coisa, como se comunicar com essas pessoas e o que fazer com essas elas”, contou Dinorah sobre o curta Sophia, que trata-se de uma menina portadora de deficiência auditiva.

Os filmes exibidos na mostra foram “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa; “Cabra Marcado pra Morrer”, de Eduardo Coutinho, “Pelas Janelas”, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos; “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat; “Rio Cigano”, de Júlia Zakia; e “Sophia”, de Kennel Rógis.